
Inovação no setor público e Governo 4.0 - como transformar o governo para impactar a vida do povo brasileiro.
A inovação está cada vez mais presente no setor público. Governos do mundo todo adotam estratégias, metodologias eframeworks para aumentar a eficiência da gestão pública através da aproximação com o cidadão, visando uma sociedade mais inclusiva, digital e centrada no bem-estar humano. Esta tendência se traduz no conceito de Governo 4.0.
O Governo 4.0 representa uma mudança de paradigma, focado na experiência e impacto na sociedade, se conectando, aprendendo e colaborando com os cidadãos para o desenvolvimento de soluções ágeis e eficazes. A tecnologia atua como meio e não fim, através do Design de Serviço, Inteligência Artificial (IA), Business Intelligence (BI), Internet of Things (IoT), automação entre outros como ferramentas para melhorar a experiência da população e ampliar o alcance e eficiência das políticas públicas.
A inovação pública é uma resposta direta às necessidades da população, resolver problemas da população traz benefícios diretos e indiretos para a sociedade e o governo. Para a população, a agilidade e melhoria nos serviços públicos melhora a percepção e satisfação sobre o governo atual, que pode se refletir na confiança e aprovação da gestão pública, além de benefícios diretos como aumento na arrecadação, diminuição de custos, entre outros. É uma situação onde todos ganham.
No Brasil, esse movimento se fortaleceu através da criação do Marco Legal das Startups e Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI). O CPSI fortalece a cultura de inovação aberta e experimentação. Este modelo aproxima governo, startups e ecossistema empreendedor como um todo. Por falarmos de soluções inovadoras, não existe certeza na resposta e o governo se abre para a possibilidade de falha em ambiente controlado. Algo comum no desenvolvimento de produtos digitais e cultura ágil.
Falhar em ambiente controlado pode soar negativo, mas é a diferença entre falhar rápido, barato e com aproximação dos clientes, em vez de passar anos construindo um produto que pode custar milhões de reais, anos de desenvolvimento e completamente desconectado das necessidades da população. O ambiente do CPSI permite uma concorrência saudável onde 2 ou mais startups e empresas trabalham paralelamente em soluções diferentes e ao final de um ano (pode ser prorrogado por até 2 anos), opta-se pela solução que gere mais valor e impacto.
Os desafios do governo são extremamente complexos: arrecadação fiscal, segurança de dados, diminuição de tempo de atendimento, emissão de licenças e alvarás, transparência, digitalização de serviços e integração entre secretarias diferentes são alguns deles. Inovar no setor público se mostra mais eficaz quando fomenta-se estruturas e lideranças no governo que promovam cultura de inovação, agilidade, experimentação e aprendizado contínuo. Para tal, a colaboração entre atores de diferentes áreas do governo, universidades, startups, cidadãos e até o setor privado é fundamental, pois garante-se um alinhamento entre necessidades dos cidadãos e soluções criadas para atender necessidades específicas.
Estas soluções nascem com maior facilidade em ambientes que fomentem a experimentação, através de espaços e programas que permitam testar as ideias de forma controlada e escalar aquelas que geram maior valor público. E assim nasceu em outubro de 2024 o Espaço TEIA, hub de inovação focado no setor público da CAIXA. O hub é um ambiente de conexões, que reúne governos, startups, empresas e instituições públicas e/ou privadas para cocriar soluções que transformem o setor público, trazendo modernidade e eficiência aos processos.
Por que inovar no setor público?

Atuamos como uma ponte entre desafios reais e atores que irão buscar soluções que podem impactar positivamente a vida das pessoas. O hub também capacitará estes atores para que a cultura da inovação faça parte do DNA do setor público. Além de programas desenvolvidos especificamente para cada um dos atores do ecossistema de inovação pública, o hub criará desafios abertos, mentorias, eventos, iniciativas de experimentação entre outros serviços.
Nós dialogamos com os princípios de agilidade, inovação e Governo 4.0, traduzindo na prática o que é inovar dentro do setor público. No nosso cerne a tecnologia, pessoas e propósito tomam se unem para fomentar a transformação digital do setor público. Através do apoio da CAIXA, o Espaço TEIA ganha a capilaridade e força necessária para promover um ambiente de inovação que mude a vida dos brasileiros.
Quer participar da evolução do setor público do Brasil? Conheça nossos programas e serviços!

